Nhoque de Batata Doce fácil

Hoje é domingo e, na minha casa era dia de macarrão. Quando meus pais ainda eram vivos era o dia da família ir toda para a cozinha fazer massa, como já mencionei em outros posts, que podem ser conferidos AQUI.

Porém hoje quero aproveitar que estamos no auge do tempo da batata doce e dar uma receita diferente de nhoque, que apresenta um novo sabor. E foi preciso apenas substituir a batata inglesa para inovar essa receita, que também pode ser feita com mandioquinha, ou só com farinha, nos deliciosos cavatelli (minha mãe fazia sempre!). Muito fácil de preparar, ela também é versátil, pois pode-se usar a farinha de trigo (como é feito o nhoque tradicional e como eu fiz) ou a farinha sem glúten (para os alérgicos) que dará o mesmo resultado: nhoques levinhos e, acreditem, menos calóricos que o tradicional, já que a bata doce tem muito menos amido e é recomendada até para pessoas com restrições de açúcar. Ah! E nem vai ovo nessa receita, o que recomenda para veganos.

Ingredientes

600 g de batata doce

340 g farinha de trigo

Sal e pimenta do reino (a gosto, mas sem exageros, tipo uma pitada!)

Noz moscada (uma pitada)

O molho pode ser o que lhe agradar mais. Escolhi molho de tomate porque me deu vontade!

Queijo ralado a gosto (se quiser!)

Preparação

Descasque e cozinhe as batatas até amolecerem. Em seguida, escorra a água e amasse-as até virar um purê.

Deixe esfriar e tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Acrescente a farinha aos poucos e sove a massa (ela deverá ficar firme, mas não dura, por isso, se precisar, junte um pouco mais de farinha).

Numa superfície enfarinhada, faça os rolos, tipo minhocas gordas e compridas e corte em pequenos retângulos (tente fazer todos do mesmo tamanho).  Você pode fazer ranhuras passando um garfo.

Numa panela alta, ferva a água com sal (não precisa de óleo). Coloque os nhoques. Eles estarão prontos quando subirem a superfície (cerca de 1 minuto e meio). Retire-os com a peneira.  Jogue por cima seu molho favorito e polvilhe com queijo ralado.

Em tempo: você pode congelar essa massa de nhoque (já cortado) antes de cozinhá-los. Quando for consumir, não precisa descongelar. basta colocar na água quente. Seu tempo de cozimento será maior (cerca de 3 minutos).

4 thoughts on “Nhoque de Batata Doce fácil

Deixe seu Comentário Respeitoso

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *