Caminhadas são boas dos 8 aos 80

Caminhadas são boas dos 8 aos 80

Quando somos mais jovens brincamos com os amigos, de pega-pega, esconde-esconde, de bola, ou temos aulas de educação física para nos movimentar (ou ao menos deveria ser assim). Precisamos movimentar o corpo, aproveitar o sol e o ar livre, além de acabar com o sedentarismo.

Com a idade, o “sedentarismo” aumenta, pois temos o trabalho, estudos, a preguiça e a atividade física é deixada de lado. “Fica para uma outra”, é o que dizemos toda vez que somos cobrados de fazer algum exercício. É como aquela dieta que começa na segunda-feira, mas que termina na terça.

Alguns de nós percebemos o problema e procuramos ao menos alguma atividade, mas, na maioria das vezes, só despertamos para a necessidade de ginástica depois que os problemas de saúde já nos pegaram. Problemas que vão desde obesidade e má circulação do sangue até atrofia dos músculos e dos ossos.

 

Faça seu corpo trabalhar para ter uma vida saudável

Você leitor (a) pode escolher frequentar uma academia, ou uma aula de natação, jogar bola com os amigos e por aí vai. Mas uma solução simples (e muito barata) é uma boa caminhada diária, que traz muitos benefícios aos praticantes. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda pelo menos 30 minutos diários de caminhada, que, com o tempo, podem se tornar umas duas horas diárias.

Entre os melhoramentos trazidos pela caminhada estão o condicionamento físico, a diminuição de peso, a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias, além de melhorar o humor dos praticantes.

Caminhar reduz a pressão arterial, aumenta a oxigenação do corpo, faz os pulmões trabalharem melhor, ajuda a acelerar o metabolismo diminuindo os riscos de diabetes, além de estimular a absorção de cálcio, tornando os ossos mais resistentes.

Escolha seus percursos e seja mais feliz

Se for começar a caminhar, faça isso por baixo e vá aumentando seu tempo. Escolha vários percursos, de preferência onde haja árvores, flores e paisagens agradáveis.

Tome sol para ativar a vitamina D. Mesmo morando em uma cidade grande, eu percorro os lugares e praças onde há mais verde e mais ar fresco.

Vista um tênis confortável. Não precisa de roupa de última moda. Você não está ali para se exibir, mas para ter uma vida mais saudável!

Esse simples exercício, que gosto de praticar com boa música no meu fone de ouvido, além de ajudar sua saúde física, vai melhorar suas horas de sono, sua saúde mental, sua autoestima e, por tabela, seu humor!

Deem uma olhada no que vejo durante um dos meus percursos. Ficaram inspirados? então mexam-se!

 

 

, ,

4 respostas para “Caminhadas são boas dos 8 aos 80”

  1. Parabéns pelo texto.
    Caminhar além de ser relaxante é uma terapia onde podemos promover o encontro com aquele ser que deveríamos mais ter contato e que acabamos por esquecer em um canto qualquer: nós mesmos!